Connect with us

Jornalismo Científico

Curso de Matemática da UFAL celebra 50 anos de existência

Universidade promove evento Jubileu de Ouro em homenagem ao Instituto de Matemática, lapidando sua história no ambiente acadêmico

Published

on

Por Edvan Anselmo, Míriam Pimentel e Vanesa Santos – Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas

Fachada do prédio principal do Instituto de Matemática, localizado no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas. (Foto: Míriam Pimentel)

Em setembro deste ano, a comunidade acadêmica do curso de Matemática pertencente à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) comemorou 50 anos de sua existência e foi homenageada através das solenidades do Jubileu de Ouro promovidas pela instituição. O evento ocorreu no auditório da reitoria e contou com homenagens aos docentes, estudantes e técnicos que fizeram parte da história do Instituto de Matemática (IM).

O curso de Matemática da Ufal teve sua fundação em 29 de setembro de 1974 e atualmente conta com as modalidades de bacharelado e licenciatura, também promovendo programas de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado. A professora e coordenadora do curso de Matemática, Elaine Cristine, explica a relevância do Instituto para a preparação e ocupação de membros do curso em diversos campos da ciência Brasil afora:

Elaine Cristine, professora e coordenadora dos cursos licenciatura e bacharelado de Matemática (Foto: Míriam Pimentel)

“São 50 anos de muita luta, trazendo a matemática para o estado de Alagoas e uma matemática de tão alto nível. Nós temos egressos do curso de matemática bacharelado nas regiões do país e também no exterior. Nós temos, por exemplo, o egresso Fernando Kodá, que é um dos maiores nomes da matemática brasileira e passou pelo curso de matemática bacharelado e está em Princeton (Universidade nos EUA) hoje”. Elaine relembra que não só alunos, mas também membros da comunidade acadêmica do IM como o prof. Gregório Neto e prof. Márcio Batista atualmente fazem parte da Academia Brasileira de Ciências, solidificando o Instituto em posição de destaque.

O curso de Matemática, tanto Licenciatura quanto Bacharelado, busca levar os discentes a traçar uma carreira não só acadêmica, mas voltada a atividades multidisciplinares de forma colaborativa em diversas áreas como economia, física, engenharia e outros seguimentos. Para Lucas Hiroshi, estudante do sétimo período do curso, a grandiosidade da Matemática não está só na pluralidade de locais de atuação, mas no que essa atuação pode agregar: “É poder retribuir à sociedade com pesquisas e trabalhos que melhoram em si a sociedade, a humanidade”. O aluno explica que, atualmente, as pesquisas do IM buscam aplicar inteligência artificial e demais mecanismos tecnológicos, mas também trabalham com a “matemática pura” na busca pela prevenção de fenômenos naturais catastróficos e demais problematizações.

Lucas Hiroshi, aluno do sétimo período do curso de Matemática (Foto: Míriam Pimentel)

No que diz respeito à iniciação no curso, a professora e coordenadora Elaine ressalta a importância do NES (Novo Ensino Suplementar) para a inserção de novos alunos na graduação: “Ele (o NES) traz o aluno desde o ensino médio e o mesmo tem a oportunidade de vir até a universidade para ter cursos de alto nível, tanto de matemática quanto de computação”, explica Elaine.

Recentemente, o curso de Matemática bacharelado da Ufal passou por avaliação realizada pelo MEC (Ministério da Educação) e obteve um parecer prévio de bons resultados, em comparação às últimas avaliações. Segundo Elaine, este feito é resultado da atenção de cada membro da comunidade aos detalhes que fazem o Instituto de Matemática dar continuidade diariamente à sua operação: “Cada detalhe do que foi feito aqui por professores, técnicos, profissionais da limpeza e estudantes foi importante para essa avaliação. Tenho muito orgulho do IM, a palavra que o resume é ‘excelência’”, finaliza.

Continue Reading

Copyright © 2024 - M8 Estúdio.