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Jornalismo Científico

ProfLetras: o impacto do mestrado em língua portuguesa para a educação básica

Após 11 anos do início do programa, resultados significativos foram alcançados

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Por Kenny Lucas e Gabriel Cabral – Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Foto: Gabriel Cabral).

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) tem se destacado por sua contribuição significativa na capacitação de professores de Língua Portuguesa em todo o Brasil. Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o curso semipresencial visa melhorar a qualidade do ensino no país, oferecendo uma formação robusta e atualizada aos docentes. Em entrevista exclusiva, a professora Eliana Kefalás de Oliveira, doutora em Letras pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e atual coordenadora do ProfLetras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), compartilha suas experiências e insights sobre o programa.

Eliana, que também leciona as disciplinas de Literatura e Ensino e Literatura Infantil e Juvenil, no mestrado, ressalta que o programa tem um grande impacto na formação de professores e, consequentemente, na educação básica. Ela afirma que o ProfLetras não só aprimora as habilidades dos docentes, mas também promove uma abordagem mais dinâmica e envolvente no ensino da língua portuguesa.

O programa de mestrado tem transformado a prática pedagógica dos professores ao focar na relação entre a linguagem e seu uso cotidiano. O ensino tradicional da gramática, por vezes, é distante da realidade do aluno, tendo em vista que existe um grande foco na memorização de regras gramaticais. O ProfLetras busca preparar os docentes para o uso de uma linguagem mais moderna, que facilitará a conexão do aluno e a prática em seu dia a dia.

O mestrado promove o trabalho com diferentes gêneros textuais e a compreensão leitora, visando formar alunos que utilizem a linguagem de maneira crítica e criativa. O objetivo é que os estudantes desenvolvam habilidades tanto na análise quanto na produção de textos, ampliando seu repertório e capacidade de intervenção na sociedade.

11 anos de Prof Letras: avanços e desafios

Terceira turma do mestrado do ProfLetras Ufal, em 2016 (Foto: Reprodução Internet).

A educação básica no Brasil enfrenta desafios crônicos, como a falta de valorização docente, escassez de recursos e infraestrutura precária, que impactam diretamente o desempenho dos professores e a qualidade do ensino, desde o ensino básico ao ensino superior. No contexto do ProfLetras, uma variedade de desafios passou pelo caminho do programa, durante seus 11 anos de existência.

Uma barreira que ainda não foi quebrada é o diálogo com as secretarias de educação, tanto estaduais quanto municipais, visando assegurar a liberação de carga horária para que os professores possam participar das atividades acadêmicas com qualidade. Além disso, houve uma redução drástica no número de bolsas desde a criação do programa, em 2013, quando todos os discentes eram contemplados. Essa situação torna a participação no ProfLetras mais difícil, especialmente em estados como Alagoas, onde a valorização salarial e a progressão funcional dos professores mestres ainda não são plenamente reconhecidas pelas políticas públicas.

Apesar dos desafios, o ProfLetras tem registrado avanços significativos ao longo de seus 11 anos. A ampliação do público-alvo é um exemplo claro, com a inclusão de professores contratados e de profissionais que lecionam no ensino médio e até pedagogos que atuam no ensino da língua portuguesa.

No núcleo da UFAL, mais de 80 dissertações já foram defendidas, muitas delas trazendo intervenções práticas para a sala de aula e contribuindo para o desenvolvimento de materiais didáticos. A produção acadêmica também é celebrada em eventos como o Seminário de Pesquisas do ProfLetras e o Encontro Nacional de Linguística Aplicada (ENALA), nos quais os discentes compartilham suas pesquisas. Além disso, o programa conta com a publicação de livros que sintetizam as principais pesquisas desenvolvidas, fortalecendo a divulgação científica e valorizando o papel do ProfLetras na formação de professores mais preparados para enfrentar os desafios da educação básica no Brasil.

Desafios dos Professores no Mestrado: Sobrecarga e Reconhecimento

Os principais desafios enfrentados pelos alunos de mestrado, especialmente os docentes, foram destacados por Eliana em seu depoimento. Ela enfatiza que os professores da rede pública têm uma sobrecarga de aulas, assumindo 40 horas de aula, dois períodos. Essa intensa carga horária torna difícil a conciliação das atividades do mestrado com as demandas diárias da sala de aula.

A coordenadora também menciona a falta de reconhecimento do papel do professor como pesquisador, afirmando que o professor precisa ser reconhecido como um pesquisador e que, muitas vezes, é visto apenas como alguém que repassa um conhecimento. Essa desvalorização impacta a identidade do docente, que deixa de ser um produtor de conhecimento para se tornar um simples aplicador de conteúdos.

Para Eliana, é essencial que o papel do professor seja revisto.
“O professor é aquele que sabe do contexto e, a partir dele, pode produzir novos caminhos metodológicos. É crucial repensar a valorização da prática docente, garantindo um espaço que possibilite uma melhor conciliação entre as demandas do mestrado e as responsabilidades educativas”, concluiu a coordenadora.

Experiência no ProfLetras

Além de atual coordenadora do programa, Eliana também atua como docente no mestrado e trata a experiência como algo enriquecedor. Segundo a professora, o programa possibilita um diálogo constante entre teoria e prática, abordando temas como linguagem, variantes linguísticas e interação social.

“As discussões com os mestrandos resultam em propostas práticas que são bem aceitas em sala de aula, e as pesquisas desenvolvidas têm gerado impactos positivos. Além disso, o ProfLetras fortalece a integração entre universidade e escola, onde as práticas pedagógicas e as teorias se complementam e se renovam mutuamente”, concluiu.

Impacto do programa

Os mestrados profissionais como o ProfLetras desempenham um papel crucial na melhoria da educação básica no Brasil por meio de sua ampla rede, com 48 unidades espalhadas pelas cinco regiões do país. O currículo e as ementas das disciplinas foram elaborados por especialistas, garantindo uma base teórica e metodológica sólida, abordando temas como letramento, multimodalidade e variação linguística.

O programa também gera materiais pedagógicos, como ebooks, livros e cadernos, que podem ser replicados nas escolas. Além disso, há eventos recorrentes nas diversas unidades, promovendo discussões sobre o ensino de Língua Portuguesa.

Esse modelo de mestrado se destaca por integrar teoria e prática de forma orgânica, possibilitando que os professores utilizem as ferramentas acadêmicas para transformar o cotidiano das salas de aula. Ao mesmo tempo, essas experiências práticas retroalimentam o debate acadêmico, criando uma via de mão dupla entre escola e universidade.

A capilaridade do ProfLetras, aliada à produção de conhecimento e materiais pedagógicos replicáveis, é um fator decisivo para o fortalecimento da qualidade do ensino de Língua Portuguesa nas escolas, impactando diretamente a formação dos alunos e, consequentemente, o futuro da educação no Brasil.

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